Inscrições são presenciais, destinadas a moradores com mais de 15 anos, e aulas ocorrem no período noturno em cinco polos do município
Divulgação/Ilustração São José está com inscrições abertas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), referentes ao primeiro semestre de 2026. A modalidade é voltada para quem não concluiu o Ensino Fundamental na idade regular e deseja retomar os estudos. Há oportunidades para turmas de alfabetização (1º ao 5º ano) e também do 6º ao 9º ano, com aulas presenciais no período noturno.
Um dos principais diferenciais da EJA é a possibilidade de concluir um ano letivo em apenas um semestre, permitindo avanço mais rápido na formação escolar. Para participar, é necessário ter mais de 15 anos e residir ou trabalhar em São José. As aulas acontecem em cinco polos distribuídos pela cidade, facilitando o acesso para moradores de diferentes regiões.
A iniciativa faz parte de um esforço permanente do município para elevar os índices de escolaridade. Dados oficiais indicam que mais de 30 mil moradores de São José ainda não possuem a educação básica completa. Para enfrentar esse cenário, a Secretaria de Educação intensificou a estratégia de “Busca Ativa”, com cruzamento de dados e apoio de diretores escolares, unidades de saúde e da comunidade para identificar e convidar possíveis estudantes.
As matrículas devem ser feitas presencialmente, em dias úteis, das 18h30 às 21h, diretamente em um dos polos da EJA. No ato da inscrição, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência ou trabalho em São José e histórico escolar ou declaração da última série concluída. A orientação é procurar o polo mais próximo dentro do horário de atendimento.
A EJA funciona nos seguintes locais:
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.