Programa prevê mais de 10 mil equipamentos em 1.038 unidades de ensino; São José tem 23 escolas estaduais ativas que devem ser contempladas
O Governo de Santa Catarina anunciou a implementação de um amplo programa de segurança voltado para a rede estadual de ensino. A iniciativa inclui a instalação de câmeras de videomonitoramento, sensores de presença e botões do pânico em todas as 1.038 escolas estaduais do estado. Segundo o governador Jorginho Mello, mais de 10 mil câmeras estão sendo adquiridas por meio de pregão eletrônico.
“Vamos chegar em todas as escolas. Vamos instalar câmeras e sensores de presença. São mais de 10 mil câmeras que estamos contratando em pregão. Os estudantes agora vão ter mais conforto com o ar-condicionado e mais segurança com as câmeras”, afirmou o governador.
As ações de segurança somam-se a medidas já em vigor, como a presença de vigias terceirizados, a atuação da Polícia Militar dentro das escolas por meio do programa Escola Mais Segura e os treinamentos com base no Protocolo FEL (Fugir, Esconder, Lutar). A Polícia Civil também implementou o Protocolo Presente, desenvolvido após estudos em parceria com instituições de segurança de países como Estados Unidos e Israel.
Em São José, atualmente há 23 escolas estaduais em funcionamento, que deverão ser contempladas pela nova medida. O município também já é atendido pela Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar, que atua na prevenção e resposta rápida a incidentes nas unidades de ensino.
Cidade Mais Segura
A segunda fase do programa prevê a ampliação da vigilância em pontos estratégicos dos municípios catarinenses. O objetivo, segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, é promover um monitoramento inteligente de áreas com grande circulação de pessoas e risco potencial.
“Essa tecnologia vem alcançando resultados positivos durante os estudos técnicos que a SSP vem realizando em grandes eventos pelo estado, a exemplo do carnaval de Florianópolis e da Festa Nacional do Pinhão, em Lages, onde ocorreram prisões por meio da tecnologia”, destacou.
Entre os recursos utilizados estão câmeras com inteligência artificial, detecção de humanos e veículos, LED infravermelho para ambientes com pouca luz e a capacidade de localizar objetos específicos, como mochilas ou bicicletas, nas imagens captadas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.