Até 10 de novembro, famílias de alunos do Grupo V e do 5º ano devem realizar o processo nas escolas
Divulgação/SJ Agora Começou o período de transferências de estudantes da rede municipal para a rede estadual de ensino em São José, dentro do plano de matrículas da Secretaria de Estado da Educação (SED). O processo segue até o dia 10 de novembro e foi definido pela Portaria nº 2733, que formaliza a parceria entre o Estado e o município para organizar o ingresso dos alunos que mudam de rede.
Nesta primeira fase, a ação contempla crianças da Educação Infantil (Grupo V), que avançam para o 1º ano do Ensino Fundamental e alunos do 5º ano, que ingressam no 6º ano. As famílias devem seguir o cronograma da rede municipal e, após realizar a inscrição, apresentar o protocolo de transferência na escola estadual correspondente, levando a documentação exigida no edital.
Os estudantes do 9º ano não participam deste processo. A transição para o Ensino Médio será incluída apenas a partir do próximo ano, quando a parceria entre as redes será ampliada. Até lá, pais e responsáveis devem aguardar a divulgação das datas de matrícula da Rede Estadual, que serão informadas pela SED.
O plano de matrículas começou em 2023 como projeto-piloto na Grande Florianópolis e foi expandido neste ano para outros municípios após os resultados positivos. Em São José, o objetivo é garantir mais organização e agilidade no encaminhamento dos estudantes entre as redes municipal e estadual.
Mais informações sobre as próximas etapas podem ser consultadas no site da Secretaria de Estado da Educação (SED): www.sed.sc.gov.br.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.