Moradores convivem há décadas com enchentes em dias de chuva forte; nova rede de drenagem irá alcançar sete ruas
Depois de anos de espera, uma obra de macrodrenagem no antigo leito do Rio da Palha, no bairro Ipiranga, em São José, avança para mais uma etapa e está mais perto de aliviar um problema crônico enfrentado por quem mora na região: os alagamentos.
Em dias de chuva intensa, o nível da água costuma subir rapidamente, invadindo casas e interditando ruas. "Chegava na cintura", lembra um dos moradores da Rua Bom Pastor. O cenário pode mudar com a nova estrutura de drenagem, que já tem mais de 360 metros instalados entre tubos e galerias. Faltam cerca de 88 metros para a conclusão do sistema principal.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.
A intervenção, que envolve escavações de até três metros de profundidade, também prevê a reconstrução de edículas e muros que precisaram ser removidos. Ao todo, sete ruas serão beneficiadas: Otto Júlio Malina, Francisco Nappi, Bom Pastor, Emílio Macedo, João Ambrósio da Silva, Bibiano Lúcio da Silva e Paulino Júlio de Souza.
Além da drenagem, o projeto contempla a recuperação do pavimento, calçadas e sinalização viária. A obra integra um conjunto de ações para minimizar os impactos das chuvas em áreas vulneráveis de São José.