Com apoio do FIA, ação leva hortas para dentro da escola e transforma a relação de 350 alunos no bairro Roçado
O contato com a terra tem transformado a rotina de 350 crianças e adolescentes atendidos pelo Educandário Santa Catarina, no bairro Roçado, em São José. Com o apoio de quase R$ 240 mil do Fundo da Infância e Adolescência de Santa Catarina (FIA/SC), o projeto Pés no Chão e Mãos na Terra está despertando a consciência ambiental entre alunos de 4 a 14 anos por meio da prática da agroecologia.
As atividades acontecem dentro da própria escola e incluem o plantio e a colheita de hortaliças, legumes, verduras e até o cultivo de árvores. Segundo o engenheiro agrônomo Luan Morgan, responsável pelas oficinas, o aprendizado vai muito além da produção de alimentos. “Percebemos, diariamente, o impacto positivo nas crianças. Elas entendem de onde vem o alimento e passam a valorizar mais o meio ambiente e a alimentação saudável”, destaca.
Cada grupo participa das oficinas uma vez por semana, durante 1h20. “Para muitos é tudo novidade, porque são crianças da área urbana. Ao longo do processo, elas vão se encantando, fazem perguntas e levam o aprendizado para casa”, completa Luan.
Além das oficinas, o projeto promove três encontros com as famílias durante o ano. Chamadas de vivências na natureza, essas atividades acontecem aos sábados e incluem visitas guiadas à horta, contação de histórias e momentos de integração entre pais e filhos.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.