Estação traz dias mais quentes, retorno das chuvas e atenção para deslizamentos e alagamentos
Com a chegada da primavera na próxima segunda-feira (22), Santa Catarina se prepara para dias mais quentes e chuvosos. A estação, que segue até 21 de dezembro, deve marcar o retorno das precipitações frequentes, aumentando naturalmente o risco de temporais, alagamentos e deslizamentos.
Segundo meteorologistas da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), participantes do 232º Fórum Climático Catarinense, o final de setembro deve apresentar chuvas dentro da média climatológica. Já em outubro e novembro, o resfriamento do Oceano Pacífico Equatorial deve reduzir os volumes de precipitação, principalmente no Grande Oeste. Fenômenos como El Niño ou La Niña permanecem inativos, sem impacto previsto para os próximos meses.
A primavera deve trazer tardes mais quentes, enquanto as manhãs permanecem amenas. Episódios de frio fora de época ainda são possíveis, e períodos mais secos podem elevar as temperaturas acima da média, especialmente no Oeste do estado.
Histórico de riscos
Dados do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (PPDC-SC), que reúne informações de 1995 a 2019, indicam que os meses de setembro a março concentram os maiores volumes de chuva intensa.
Entre setembro e outubro, os registros de alagamentos chegam a ser mais que o dobro do observado nos meses de inverno. Os deslizamentos também aumentam nesse período devido à maior saturação do solo. A partir de novembro, esses riscos tendem a diminuir, mas permanecem presentes em áreas vulneráveis.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.