Município registra valorização acima da média nacional e se consolida como um dos principais mercados imobiliários do país
São José segue entre os destaques do mercado imobiliário de Santa Catarina. Segundo o índice FipeZap+, o município é a cidade do Estado onde os proprietários mais lucram com a locação de casas e apartamentos residenciais. A taxa média de rentabilidade está em 6,03% ao ano, acima da média nacional de 5,93%.
O levantamento mostra que o aluguel na cidade custa, em média, R$ 44,20 por metro quadrado, enquanto o valor de compra e venda está em torno de R$ 8.541 por metro quadrado. O desempenho coloca São José como um dos mercados mais promissores do país: em julho, a cidade registrou alta de 1,08%, o maior avanço mensal de Santa Catarina, e acumula valorização de 11,87% nos últimos 12 meses.
O preço médio do m² residencial em São José ainda é considerado mais acessível do que em cidades turísticas do litoral catarinense, como Itapema (+13,29%), Balneário Camboriú (+11,22%) e Blumenau (+11,27%). Esse fator amplia o potencial de investimento no município.
Em abril, São José já havia liderado outro ranking nacional: foi eleita a melhor cidade do Brasil para ganhar dinheiro com aluguel de imóveis, segundo o levantamento “MySide Melhores Cidades para Investir em 2025”, que apontou rendimentos médios anuais de 16,6%.
Além da rentabilidade imobiliária, a cidade tem apresentado crescimento econômico. Apenas em 2024 foram registrados 11,6 mil novos negócios e 8,8 mil postos de trabalho formais. No primeiro trimestre de 2025, outros 2,6 mil empreendimentos foram abertos no município.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.