Obra da Companhia danificou 700 metros de pavimentação no bairro Colônia Santana
O município de São José notificou extrajudicialmente a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) após a companhia realizar uma intervenção na Rua Cecília São Piai, no bairro Colônia Santana, sem qualquer autorização prévia. A obra da Casan, para ampliação da rede de abastecimento de água, rompeu o asfalto recém-pavimentado, danificando cerca de 700 metros de via que havia recebido investimento público de R$ 2.090.470,63.
Segundo a administração municipal, a Casan participou da obra anterior e teve chance de realizar as melhorias em conjunto, mas optou por não executar a ampliação da rede naquele momento. Ao retornar ao local de forma unilateral, quebrou o pavimento sem comunicação ou planejamento, conforme destacou o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda. A prefeitura já havia alertado, via ofício, que qualquer corte em vias asfaltadas precisava de autorização formal.
A situação gerou forte reação do prefeito Orvino Coelho de Ávila, que gravou um vídeo cobrando providências. "A Casan decidiu quebrar tudo pra passar uma rede de água. Isso sem conversar com a gente, sem planejamento, sem o menor respeito com a cidade de São José. Se esse monte de notificações que enviamos não surtiu nenhum resultado, vamos ser mais duros ainda. Eu não vou permitir que essa empresa brinque mais com a cidade de São José. São José merece respeito", disse.
A Prefeitura reforçou que intervenções em vias asfaltadas estão proibidas sem autorização por escrito, salvo em casos emergenciais. Além disso, informou que a Procuradoria-Geral do Município foi acionada para analisar possíveis medidas jurídicas e que, em caso de novas infrações, poderá registrar boletim de ocorrência com base no artigo 163 do Código Penal por dano ao patrimônio público.
O São José Agora procurou a Casan para comentar o caso, mas não obteve retorno sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.