Aos 9 anos, Lara aplicou técnica de primeiros socorros aprendida no projeto Bombeiro Mirim e recebe Medalha de Mérito Comunitário
Durante a celebração dos 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), uma história de coragem se destacou em São José. Lara, de 9 anos, estudante do Centro Educacional Municipal Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig, salvou a vida da prima de 3 anos durante um almoço em família, utilizando a manobra de desengasgo aprendida no projeto Bombeiro Mirim, parceria entre a Prefeitura de São José e o CBMSC.
O episódio aconteceu no dia 25 de julho, quando Lara percebeu que a prima havia engasgado silenciosamente com um petisco. Com calma e rapidez, aplicou a técnica de primeiros socorros. “Nunca imaginei que menos de 10 dias depois seria usado com tanto êxito. Foi literalmente para salvar uma vida”, relembrou a avó, Nilza de Oliveira Pereira, emocionada.
Durante a cerimônia de aniversário do CBMSC, Lara recebeu a Medalha de Mérito Comunitário do comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, que exaltou a importância do projeto para as crianças.
Lara já havia demonstrado atenção e cuidado em emergências: aos 3 anos ajudou a avó, levando ao diagnóstico de um problema cardíaco; aos 5, alertou vizinhos sobre uma senhora vítima de AVC. Agora, aos 9, se tornou protagonista mais uma vez, provando que coragem e aprendizado podem salvar vidas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.