Estrutura bloqueava a vazão da água e agravava alagamentos na rua; área passará por recuperação
SJ Agora/Divulgação A Secretaria de Infraestrutura demoliu, nesta segunda-feira (2), uma construção irregular localizada na Rua Célio Veiga, no bairo Jardim Cidade Florianópolis. A edificação estava sobre um curso de água natural, obstruindo a galeria existente e agravando os alagamentos na via. A ação contou com apoio dos fiscais da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp).
Foram removidas quatro vigas de concreto armado e quatro sapatas da construção, que ocupava de forma irregular as duas margens do córrego, em área de preservação permanente. A legislação ambiental determina que cada margem de cursos d’água naturais deve ter faixa mínima de 30 metros de preservação, o que não era respeitado no local.
Após a demolição, a área passará por recuperação, incluindo limpeza das margens, capinagem, desobstrução da galeria e retirada de lodo, areia e resíduos de material de construção. Máquinas do tipo bobcat foram usadas para acessar a galeria e realizar a limpeza.
O responsável pela obra pode ser multado em até 200 URVs, cerca de R$ 40 mil. Outros órgãos, como Celesc, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, serão acionados para verificar possíveis irregularidades adicionais, como ligações irregulares de energia e esgoto.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.