Sábado, 06 de dezembro de 2025
São José
26 °C
18 °C
Fechar [x]
São José
26 °C
18 °C
GERAL

Corrente de solidariedade: menino de 5 anos de São José luta contra doença rara no coração e precisa de ajuda para seguir tratamento

Diagnosticado com cardiopatia congênita complexa logo após nascer, Natanael já passou por duas cirurgias e se prepara para novas etapas

São José, 27/10/2025 14h46 | Por: Redação
Divulgação/Redes sociais

O sorriso do pequeno Natanael, de apenas cinco anos, esconde uma história de coragem que emociona quem a conhece. Morador de Forquilhinhas, em São José, o menino nasceu com uma cardiopatia congênita complexa, uma condição rara e grave no coração e, desde o primeiro dia de vida luta para sobreviver.

Com apenas 24 horas de nascido, ele recebeu o diagnóstico e, aos 13 dias, já passou pela primeira cirurgia. Desde então, foram duas cirurgias cardíacas, dois cateterismos (um deles com complicações graves) e, em breve, duas novas cirurgias devem ser realizadas.

Mas a luta de Natanael não termina aí. Ele também enfrenta plaquetopenia e artrite idiopática juvenil, doenças que o impediram de andar nos últimos dois anos. Entre consultas e internações, ele precisa de fisioterapia constante para aliviar as dores e tentar voltar a caminhar.

Atualmente, o tratamento ocorre na UDESC, mas o recesso da universidade em dezembro vai interromper o atendimento. A alternativa será continuar em uma clínica particular, o que representa um novo desafio financeiro para os pais, a mãe Jacinta e o pai Paulo, que se desdobram para garantir o tratamento do filho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o casal busca recursos para manter as terapias, Natanael também aguarda há mais de um ano uma avaliação no CERTEA (Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista). Sem previsão de atendimento, a família precisa pagar uma consulta particular com neurologista para avançar na investigação de autismo.

Sem plano de saúde e com custos mensais que ultrapassam R$ 1.800 apenas com medicações e a fórmula alimentar Pediasure, que não é fornecida pelo SUS, os pais vivem no limite.

Para tentar continuar o tratamento do filho, eles criaram uma vaquinha solidária, com o objetivo de arrecadar R$ 50 mil para consultas, exames, fisioterapia e despesas básicas.

Como ajudar

PIX: 48 98831-4953
Titular: Jacinta Ferreira de Campos (mãe)
Banco: Santander

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.

  • 1 / 1
SJ Agora

São José é notícia aqui.

[email protected]

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!