Projeto prevê 3,7 km de via, áreas de lazer, ciclovias e nova conexão entre São José, BR-101 e Florianópolis
A construção da tão aguardada Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José, deu mais um passo importante nesta terça-feira (17). A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o financiamento internacional que vai garantir recursos para a obra, considerada uma das maiores da história da cidade.
O relator, senador Esperidião Amin, destacou a importância da Beira-Mar não só para São José, mas para toda a Grande Florianópolis, e pediu regime de urgência para que o projeto seja analisado ainda hoje no Plenário do Senado.
"É uma obra fundamental para a mobilidade e o desenvolvimento econômico de São José e de toda a região. Tenho muito orgulho de relatar esse projeto e ajudar a cidade a dar esse passo histórico. Espero que em breve possamos também avançar em projetos semelhantes para Florianópolis, para que tenhamos uma integração completa da nossa Beira-Mar”, afirmou o senador durante a votação.
A expectativa é que, após a aprovação definitiva, o município possa contratar a operação de crédito externo, no valor de US$ 43,2 milhões (mais de R$ 230 milhões), junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com garantia da União.
Como será a nova Beira-Mar de Barreiros?
A avenida terá aproximadamente 3,7 quilômetros de extensão, ligando a divisa de São José com Florianópolis, na região do Rio Büchler, até a BR-101, no Rio Três Henriques. Além de ser uma nova alternativa viária, o projeto prevê áreas de lazer, ciclovias, espaços para convivência, além de intervenções na drenagem urbana para minimizar os problemas históricos de alagamentos na região.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.