Setores mais procurados incluem beleza, alimentação, comércio de vestuário, transporte de cargas e capacitação profissional
Divulgação São José registrou em 2025 3.571 pedidos de abertura de empresas e 2.828 solicitações de viabilidade para novos empreendimentos, segundo dados da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp). Os números representam interesse em empreender, mas não indicam necessariamente negócios efetivamente instalados.
Consultas de viabilidade, que antes levavam até 20 dias, agora podem ser concluídas em poucas horas em alguns casos. Empresas de baixo risco recebem alvará automaticamente após envio da documentação, por meio do sistema integrado à REDESIM.
O tempo médio para abertura de empresas na cidade é de 6 horas, abaixo da média nacional, de aproximadamente 20 horas, de acordo com a Secretaria de Receita. Os setores mais procurados incluem beleza, alimentação, comércio de vestuário, transporte de cargas e capacitação profissional.
Entre os bairros com maior concentração de novos negócios estão Forquilhas, Barreiros, Campinas, Serraria e Kobrasol, com Forquilhas liderando o número de solicitações em 2025.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.