Estudos de viabilidade estão autorizados e preveem concessão à iniciativa privada; Centro Multiuso está no plano
Quatro empresas foram autorizadas pela Prefeitura de São José a elaborar estudos técnicos para dois projetos que podem transformar parte da orla da cidade. A proposta envolve a reestruturação completa do atual Centro Multiuso e a criação de um complexo náutico com atracadouro, setor gastronômico e áreas de lazer.
Os estudos de viabilidade fazem parte de dois Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs), que preveem concessão à iniciativa privada. A partir de agora, os grupos têm 150 dias para apresentar propostas técnicas, jurídicas, econômicas e ambientais. Os projetos serão analisados pelo Conselho Gestor de Concessões e Parcerias Público-Privadas, que pode autorizar a abertura de licitação futura.
No plano do Complexo de Eventos, a estrutura atual do Centro Multiuso seria substituída por uma arena coberta para shows, eventos esportivos, feiras e congressos. Também estão previstos auditórios, estacionamento, hotel e um novo centro gastronômico. Já o Complexo Náutico deve contar com marina, escola do mar, trapiche e serviços náuticos integrados à urbanização da Beira-Mar.
A autorização dos estudos foi concedida após parecer técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A participação nesta etapa não garante exclusividade às empresas envolvidas. As propostas finais deverão passar por avaliação pública antes da abertura de qualquer processo licitatório.
As quatro propostas aprovadas são do Consórcio Liminia-Rafta-Horizontes-Estel; Insight Gestão e Consultoria Ltda.; LLW – Arquitetura e Consultoria Ltda e a empresa Três Fronteiras Navegação e Turismo Ltda (habilitada especificamente no projeto do Complexo Náutico).
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.