Sistema começa a funcionar nesta segunda (4) e permite quitar impostos com mais rapidez, direto pelo QR Code
Começou a valer nesta segunda-feira (4) uma nova forma de pagamento para o IPVA e outras taxas veiculares em Santa Catarina. Agora, os contribuintes podem quitar os valores por meio do PIX, diretamente com o uso de um QR Code que será gerado no boleto. A novidade também vale para o licenciamento anual e o registro de veículo.
O pagamento via PIX pode ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes, da mesma forma que já ocorre com o boleto tradicional. Quem preferir, também pode pagar com cartão de crédito, com parcelamento em até 12 vezes, opção que continua disponível.
Segundo o Governo do Estado, o objetivo da medida é facilitar o dia a dia da população e reduzir custos com tarifas bancárias. Estima-se uma economia de até R$ 2,2 milhões ao ano aos cofres públicos, considerando que pelo menos 30% dos pagamentos passem a ser feitos via PIX.
O QR Code para pagamento será disponibilizado exclusivamente pelo sistema Detran Digital, que exige login via plataforma GOV.BR. Essa autenticação ajuda a garantir que o contribuinte esteja acessando um ambiente seguro e oficial.
Com a mudança, Santa Catarina amplia o uso do PIX no sistema público. Antes, já era possível usar o método para pagar o ICMS, o ITCMD e taxas da Segurança Pública, como emissão de segunda via de documentos e transferências.
Para acessar o Detran Digital e gerar o QR Code do seu IPVA ou de outras taxas do veículo, é necessário entrar no site oficial e fazer login com a conta GOV.BR. O sistema funciona tanto no computador quanto no celular.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.