Equipes trabalham no desassoreamento do Rio Araújo, às margens da Via Expressa, em ação voltada a reduzir riscos em dias de chuva intensa
Divulgação O município de São José iniciou nesta segunda-feira (15) um mutirão de desassoreamento no Rio Araújo, às margens da BR-282 (Via Expressa), no limite com Florianópolis. A operação segue até terça-feira (16) e envolve retroescavadeiras, caminhões-caçamba e frentes de roçagem. O objetivo é melhorar o escoamento da água e conter os riscos de alagamentos em uma das áreas mais sensíveis da cidade.
A intervenção ocorre em dois pontos estratégicos da Via Expressa, tanto em áreas residenciais quanto industriais. Os serviços incluem a retirada de bancos de areia, entulhos e resíduos que comprometem a vazão do rio. O material recolhido é transportado em caminhões-caçamba para locais adequados.
Mutirão na região central
Paralelamente, também iniciou nesta segunda, um mutirão de limpeza urbana, que segue até sexta-feira (19) na região central da cidade. A mobilização reúne equipes das secretarias de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, além da Fundação Municipal do Meio Ambiente.
Nesta etapa, os trabalhos estão concentrados nos bairros Barreiros, Bela Vista, Jardim Cidade de Florianópolis, Rosário, Campinas, Kobrasol e Roçado. O serviço inclui poda de árvores, capina, roçagem, varrição e retirada de móveis e objetos em desuso. A iniciativa faz parte do programa “Você no Zap. A Prefeitura em Ação!”, que percorre semanalmente diferentes regiões da cidade e também recebe solicitações da comunidade pelo WhatsApp (48) 98827-4447.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.