Ação da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos resultou na demolição de quatro imóveis em áreas de preservação permanente
A Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) de São José realizou, nesta terça-feira (14), mais uma operação de combate a ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. A ação ocorreu em pontos próximos à Avenida Osvaldo José do Amaral (Avenida das Torres) e em uma área verde situada entre os bairros Colônia Santana e Forquilhas, nas imediações da indústria JBS.
Durante a operação, foram demolidas quatro construções, três de madeira e uma de alvenaria com tamanhos entre 20 e 40 metros quadrados. De acordo com a Susp, os imóveis estavam desocupados e ainda em fase inicial de construção.
A ação contou com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, que ficou responsável pela retirada e destinação adequada dos materiais. Segundo o secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, as fiscalizações são contínuas e essenciais para o controle urbano e a preservação ambiental.
“O trabalho diário de fiscalização tem surtido efeito e estamos percebendo uma redução nas tentativas de novas ocupações. São mais de 60 demolições e mais de mil fiscalizações apenas em 2024. Muitas dessas edificações são erguidas em encostas instáveis, com supressão de vegetação e parcelamento irregular do solo. São situações que colocam vidas em risco e causam danos ambientais sérios, destacou Rosanelli.
Atualmente, a equipe de Fiscalização de Áreas Verdes da Susp monitora 15 pontos considerados críticos em São José, com acompanhamento constante. As ações seguem a legislação urbanística e ambiental vigente, além de atender a recomendações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A prefeitura reforça que os cidadãos devem sempre verificar a regularidade dos terrenos antes de iniciar qualquer construção. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, pelo telefone (48) 3381-0020.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.