Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
São José
28 °C
21 °C
Fechar [x]
São José
28 °C
21 °C
GERAL

Novo feriado em Santa Catarina reacende debate e mobiliza setor produtivo

Projeto que cria folga estadual em 25 de novembro enfrenta críticas de parlamentares e preocupação de entidades empresariais com impactos econômicos

São José, 20/02/2026 06h20 | Por: Redação
Divulgação/CNBB

A proposta de criação de um novo feriado estadual voltou a gerar repercussão em Santa Catarina e já provoca reação entre parlamentares e representantes do setor produtivo. O projeto de lei encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa propõe transformar o dia 25 de novembro em feriado oficial, em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, padroeira catarinense.

O tema entrou na pauta política nesta quinta-feira (19), quando o deputado Rodrigo Minotto (PDT) criticou a iniciativa durante sessão na Assembleia. O parlamentar demonstrou preocupação com os possíveis impactos econômicos da medida e questionou a necessidade da criação de mais um feriado no calendário estadual.

A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São José encaminharam ofício aos deputados estaduais manifestando “profunda preocupação” com os efeitos econômicos da medida.

Para o governador Jorginho Mello, a criação do novo feriado busca reforçar a identidade cultural catarinense, tanto pela valorização histórica e religiosa de Santa Catarina de Alexandria, que inspira o nome do Estado, quanto pelo reconhecimento oficial da origem e da denominação do território catarinense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel) se posicionou contra a proposta e alertou para reflexos diretos no faturamento das empresas de alimentação fora do lar, segmento composto, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, mais vulneráveis a oscilações de movimento e custos operacionais.

Entidades como a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (FAMPESC) e a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) afirmam que a criação do novo feriado pode comprometer a produtividade, reduzir a competitividade e impactar a organização das atividades econômicas no Estado.

Outro ponto levantado pelas entidades é que novembro já concentra três feriados nacionais: Finados (2), Proclamação da República (15) e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20), o que, segundo o setor empresarial, já provoca reflexos no faturamento das empresas e na manutenção de postos de trabalho.

A proposta começa agora a tramitar na Assembleia Legislativa e deverá ser analisada nas comissões antes de eventual votação em plenário.

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.

SJ Agora

São José é notícia aqui.

[email protected] I (48) 98839-2116

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!