Apesar da retirada de areia no leito do rio, comunidade local aponta problemas persistentes como acúmulo de mato, mau cheiro e trechos ainda assoreados
A Prefeitura de São José conclui nesta terça-feira (22) mais uma etapa das obras de desassoreamento do Rio Forquilhas, nas proximidades da Avenida Gervásio José da Silva, no bairro Forquilhas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, cerca de 200 caçambas de areia, o equivalente a dois mil metros cúbicos, foram retiradas do leito do rio. O material está sendo reaproveitado em obras do próprio município, com economia estimada em mais de R$ 1 milhão por ano.
Apesar disso, moradores das proximidades contestam a eficácia do serviço. Eles afirmam que, fora o trecho onde as máquinas atuaram, ainda há muito acúmulo de areia e mato em diversos pontos do rio. Relatam também mau cheiro e aspecto de abandono em algumas áreas próximas ao supermercado Bistek,
Moradores locais relataram que a limpeza se concentrou em uma área limitada, sem contemplar toda a extensão do curso d’água. Para os eles, a intervenção pontual não resolve o problema de assoreamento e alagamentos em épocas de chuva.
De acordo com o município, o trabalho integra um programa permanente que prevê quatro etapas de desassoreamento por ano, duas realizadas no primeiro semestre e outras duas estão programadas para o segundo semestre, ainda sem datas definidas. A prefeitura informa que as ações são baseadas em estudos da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e visam melhorar o escoamento da água, prevenindo alagamentos.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.