Medidas emergenciais no trecho entre São José e o Contorno Viário incluem rótulas, retornos e ajustes em acessos
Um grupo de trabalho formado por representantes da Prefeitura de São José, do setor produtivo e de órgãos municipais definiu nesta quarta-feira (27) um conjunto de propostas emergenciais para melhorar o fluxo de veículos na SC-281. A reunião foi conduzida pelo presidente da Aemflo e CDL-SJ, Gilberto Rech, e pelo vice-prefeito de São José, Michel Schelemper. As medidas, que serão apresentadas ao Governo do Estado, incluem a criação de rótulas, retornos e ajustes em acessos estratégicos para veículos de pequeno porte e de carga.
O grupo também analisa ações de médio e longo prazo, como a construção de pontes para ligação com o Aeropark e o Aeroclube, a implantação do elevado das Picadas do Sul e, futuramente, a Alça Norte da SC-281, conectando a rodovia à BR-101. O projeto conceitual está sendo elaborado pelo engenheiro Pedro Paulo Duarte da Silva, da Toposul, e deve ser entregue na próxima semana à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
Outra demanda do grupo é a conclusão da duplicação do Contorno Viário, que ainda apresenta 900 metros inacabados e provoca impactos no trânsito local. O Governo do Estado pretende lançar até dezembro a licitação para elaboração do projeto do trecho entre São José e o Contorno Viário, mas ainda não há previsão de início ou término da obra.
De acordo com o vice-prefeito de São José, Michel Schelemper, as propostas municipais serão apresentadas ao Governo do Estado. “Essas seriam as medidas mais urgentes que nós vamos solicitar ao Governo do Estado. Entre elas, intervenções na ligação da BR-101 com a SC-281, melhorias na Rua Senador Carlos Gomes de Oliveira e a construção de rótulas em pontos estratégicos como a Beira-Rio, Sertão do Maruim e proximidades da C-Pack. São soluções de curto prazo que podem amenizar o problema imediato", disse.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.