Reunião realizada em Florianópolis, definiu integração entre saúde, assistência social e segurança para acompanhamento de pessoas em vulnerabilidade
Divulgação/SJ Agora O governador Jorginho Mello reuniu, na segunda-feira (24), na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, prefeitos, secretários e representantes das forças de segurança para avançar no monitoramento de pessoas em situação de rua em Santa Catarina. O principal anúncio foi a criação do Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, que permitirá registrar histórico de atendimentos e integrar ações entre saúde, assistência social e segurança pública, garantindo acompanhamento mais rápido e coordenado desse público.
São José marcou presença com o prefeito Orvino Coelho de Ávila, que representou o município no encontro e reforçou a participação da cidade na implementação do plano estadual. O cadastro estadual surge como ferramenta para padronizar informações entre municípios e corrigir lacunas do CadÚnico, que atualmente registra mais de 12 mil pessoas em situação de rua no estado, mas não reflete com precisão a realidade devido à natureza autodeclaratória dos dados.
Além disso, foi apresentado o aplicativo do Programa Muito Além das Ruas, que funcionará como um prontuário eletrônico, reunindo histórico de atendimentos e permitindo que equipes municipais, de saúde e de segurança atuem de forma integrada e mais eficiente.
Uma nova reunião com prefeitos, secretários e chefes das forças de segurança está prevista para dezembro, quando serão avaliados os resultados iniciais da implementação do cadastro estadual e definidos os próximos passos do plano de ação.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.