Primeira estrutura deve sair do papel ainda neste ano; obras vão criar novo acesso ao Aeropark e reconstruir ponte do Aeroclube
Divulgação/SJ Agora O município de São José vai lançar, ainda no primeiro semestre, a licitação para a construção de duas novas pontes no bairro Sertão do Maruim. O investimento estimado é de R$ 4 milhões, cerca de R$ 2 milhões para cada estrutura. A previsão do município é iniciar a primeira obra no segundo semestre deste ano.
A decisão, segundo o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, ocorreu após não haver avanço em um convênio relacionado à Avenida das Universidades, em Palhoça. Com isso, o município optou por tocar os projetos com recursos próprios para garantir melhorias no acesso ao loteamento Aeropark e ao Aeroclube.
A primeira ponte será construída entre as ruas Jorge José Zimmermann e Jorge José da Silva, sobre o Rio Imaruí, criando uma nova ligação com o Aeropark, área que pertence a São José. O projeto prevê vão livre de 22 metros e comprimento total de 28 metros. Depois da conclusão, a ponte atual será isolada e demolida para dar lugar a uma nova estrutura no mesmo ponto.
A segunda obra será a reconstrução completa da ponte de acesso ao Aeroclube, na Rua Afonso Pena. A nova estrutura será feita do zero e terá padrão mais elevado, inclusive com altura superior à ponte existente no lado de Palhoça.
Além de acompanhar o crescimento urbano e a expansão imobiliária e industrial da região — hoje integrada a Palhoça e ao bairro Pedra Branca —, as obras também têm função estratégica. O Aeroclube de São José, além de operar como pista privada, presta apoio a serviços públicos, especialmente no transporte de órgãos para transplante.
Projetadas para atender à demanda atual e futura, as duas pontes devem melhorar a mobilidade, reforçar a ligação entre bairros e sustentar o avanço urbano do Sertão do Maruim e entorno.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.