Serviço atende indivíduos que vivem em espaços públicos ou estão expostos a riscos
Divulgação/SJ Agora Em 2025, 68 pessoas em situação de rua receberam acolhimento e foram encaminhadas para suas cidades de origem pelo município de São José, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). O serviço atende indivíduos que vivem em espaços públicos ou estão expostos a riscos e violações de direitos.
Nesta segunda-feira (17), um dos casos mais recentes envolveu um jovem que passou três dias nas ruas da cidade. Após receber acompanhamento, ele foi encaminhado de volta ao convívio familiar no Pará, e a mãe enviou mensagem informando o retorno seguro do filho.
O SEAS realiza rotas diárias de busca ativa para identificar pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento, escuta e encaminhamentos que permitam o retorno ao convívio familiar ou acesso a serviços da rede socioassistencial.
O encaminhamento das 68 pessoas seguiu protocolo de avaliação e contato com familiares ou redes de apoio nos municípios de origem. De acordo com o município, o objetivo é garantir proteção e acesso a serviços essenciais, sem que as pessoas permaneçam em situação de vulnerabilidade nas ruas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.