Recursos serão destinados a drenagem e contenção de encostas em áreas de risco do município
São José foi contemplado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, e receberá R$ 18.394.680,95 para execução de serviços de drenagem e obras de contenção de encostas em áreas de risco. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) e prevê investimentos em locais mapeados pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).
O PMRR foi elaborado pela Defesa Civil de São José em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ao longo de 1,6 ano de estudos. O levantamento identificou 33 áreas em situação de risco, totalizando 164 setores com diferentes níveis de vulnerabilidade. Destas, 13 foram selecionadas para a primeira fase, incluindo os bairros Forquilhas, Forquilhinha, Serraria e Jardim Cidade de Florianópolis.
Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Uma audiência pública será realizada para apresentar os resultados às comunidades contempladas. O mapeamento contou com censos demográficos, oficinas comunitárias e uso de tecnologias como drones para coleta de dados topográficos.
O município reforça que, além da execução das obras, a participação da comunidade será essencial na definição de prioridades. O processo prevê a realização de audiência pública para apresentação oficial do mapeamento e das áreas que receberão as primeiras intervenções.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.