Durante reunião com vereadores, Gervásio Silva Jr esclareceu medidas de contenção de despesas e afirmou que, por ora, não há motivo para alarde
O decreto de contenção de despesas publicado no mês passado pela Prefeitura de São José levantou dúvidas na população sobre a saúde financeira do município. Em resposta, o secretário de Finanças, Gervásio Silva Jr, participou de uma reunião com os vereadores nesta segunda-feira (7), convocada pelo presidente da Câmara, Matson Cé (PSD).
Segundo o presidente, a reunião teve o objetivo de esclarecer o cenário da pasta de Finanças. “Os vereadores puderam tirar suas dúvidas, fazer perguntas específicas, e saíram satisfeitos com as informações. O secretário disse que, neste momento, não há com o que se preocupar”, afirmou.
O presidente da Câmara destacou ainda que o secretário foi transparente ao admitir que há previsões de queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que acende o sinal de alerta, mas não configura, até aqui, uma crise. “É toda uma engenharia contábil que a Prefeitura terá que fazer, mas neste primeiro semestre não foi apresentado nada que justificasse alarde”, completou Matson.
Sobre o FPM
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência constitucional de recursos feita pelo governo federal às prefeituras, com base na arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ele é repassado regularmente aos municípios e representa uma importante fonte de receita para custeio de serviços públicos.
Segundo o secretário, São José pode enfrentar uma redução de até 34% nos repasses nos próximos meses, o que exige atenção, mas ainda não representa uma situação de colapso orçamentário.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.