Adesivo será distribuído gratuitamente na sede da FCEE, em São José; objetivo é orientar motoristas a agir com cuidado no trânsito
Divulgação/SJ Agora O governador Jorginho Mello, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) lançaram nesta segunda-feira (2) o selo “Pessoa com Autismo a Bordo”. A iniciativa visa identificar veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conscientizar motoristas sobre como agir nessas situações.
O selo será distribuído gratuitamente na sede da FCEE, em São José, e nas instituições conveniadas em todo o estado, mediante apresentação da Carteira de Identificação do Autista de Santa Catarina (CIPTEA). Em breve, unidades do Detran/SC também disponibilizarão o adesivo à população.
O selo foi instituído pela Lei nº 19.035/2024, de autoria do deputado estadual Vicente Caropreso, e regulamentado pelo Decreto nº 1.286, de 12 de novembro de 2025. A presidente da FCEE, Jeane Probst, reforçou que a medida ajuda a evitar crises de crianças com sensibilidade sonora acentuada.
O presidente do Detran/SC, Cristiano Medeiros, informou que serão confeccionados cerca de 50 mil adesivos. A criação do selo atende a um pedido antigo de associações e grupos que defendem pessoas com TEA em Santa Catarina.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.