Fim do movimento vem após acordo com avanços, incluindo o concurso, antecipado pelo São José Agora
Os servidores públicos de São José decidiram encerrar a greve nesta segunda-feira (16), após cinco dias de paralisação. O fim do movimento aconteceu depois que a Prefeitura apresentou uma proposta que atendeu pontos centrais da pauta, entre eles, a publicação do edital de concurso na área da Saúde, uma das principais reivindicações dos trabalhadores e que foi antecipada em primeira mão pelo Portal nesta tarde.
O edital prevê vagas para contratação imediata e cadastro reserva, com salários que variam de R$ 2.663,17 a R$ 16.661,12, além de benefícios como auxílio-alimentação e gratificações específicas. As oportunidades são para cargos como agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, médico da família, entre outros.
A greve teve início após a Prefeitura se recusar a receber a comissão de negociação que tratava da data-base de 2025. A mobilização ganhou força na última semana, com atos como a caminhada no bairro Kobrasol, que reuniu mais de mil servidores na sexta-feira (13). A pressão surtiu efeito, e a gestão municipal apresentou uma proposta nesta segunda-feira, destravando o impasse.
O que ficou acordado no fim da greve
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José/SC (Sintram-SJ) destacou que a mobilização foi determinante para as conquistas obtidas. Mesmo com o encerramento da greve, a categoria segue em estado de alerta por avanços em outras pautas, especialmente na valorização de auxiliares e técnicas de enfermagem.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.