Procon municipal segue orientação da Anvisa e alerta sobre riscos para pessoas com diabetes
A venda de relógios inteligentes que se apresentam como capazes de medir glicose no sangue está proibida em São José. Uma portaria publicada recentemente pelo Procon municipal no Diário Oficial dos Municípios, veta também a importação, distribuição, propaganda e uso dos dispositivos.
Entre os produtos atingidos está o “Smartwatch – Glicowatch”, da empresa GWF Negócios Digitais Ltda., que também promete aferir pressão arterial. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há comprovação científica da eficácia desses equipamentos, que tampouco possuem registro para comercialização no Brasil.
O diretor do Procon, Tetê Souza, determinou fiscalização para garantir o cumprimento da norma e a abertura de investigações contra empresas que insistirem em vender os aparelhos. “Tais produtos não medem de forma correta a glicose e oferecem efetivo perigo para a saúde dessas pessoas”, afirmou.
As denúncias podem ser registradas pelo robô Sofia, disponível 24h no WhatsApp (48) 99679-1944, ou presencialmente na sede do Procon, na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, das 12h às 17h20.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.