Proposta do vereador Clonny Capistrano prevê placas educativas e sistemas de denúncia em vias públicas
Reprodução/SJ Agora A Câmara Municipal de São José aprovou, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (1º), o Projeto de Lei nº 136/2025, de autoria do vereador Clonny Capistrano (PL), que institui o programa “Aqui Não É Lixeira”. Com a aprovação em plenário, a proposta segue agora para análise e sanção do prefeito.
O objetivo do programa é reduzir o descarte irregular de lixo em vias públicas por meio da instalação de placas educativas nos chamados pontos crônicos de sujeira. As placas deverão trazer a frase “Aqui não é lixeira – Descarte irregular é infração punível com multa”, informações resumidas sobre penalidades previstas na Lei de Limpeza Urbana e um canal telefônico ou site da Prefeitura para denúncias.
Capistrano destaca que o enfrentamento ao descarte irregular depende da participação da comunidade. “Hoje é o desafio do século XXI, é a questão do lixo. Precisamos instituir essas placas e trazer um ambiente educativo. E nós precisamos da população. O programa ‘Aqui Não É Lixeira’ tem como objetivo colocar essas placas nos pontos crônicos de sujeira. Porque a pessoa que vai descartar o lixo irregular e alguém estiver passando e ver que é uma área pública, essa pessoa pode filmar e denunciar”, afirmou.
O texto ainda prevê a possibilidade de criação de um canal específico de denúncias e o mapeamento público dos locais mais afetados, reforçando ações de conscientização ambiental e melhoria da limpeza urbana.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.