Quarta-feira, 20 de agosto de 2025
São José
21 °C
17 °C
Fechar [x]
São José
21 °C
17 °C
MEIO AMBIENTE

CASAN monitora Rio Forquilhas para mostrar efeito da nova ETE Potecas

Acompanhamento mensal avalia qualidade da água e impacto do tratamento de esgoto em São José

São José, 12/08/2025 07h42 | Por: Redação
Divulgação

A CASAN está monitorando a qualidade da água do Rio Forquilhas, em São José. O monitoramento mensal serve para comparar a situação do rio antes, durante e depois que a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Potecas entrar em funcionamento, obra prevista para ser entregue em dezembro.

Desde 2023, já foram feitos mais de 300 registros em três pontos diferentes do rio. As análises medem desde a presença de bactérias e resíduos até o nível de oxigênio dissolvido na água, passando por parâmetros como demanda bioquímica e química de oxigênio (DBO e DQO), fósforo total, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal, óleo e graxa, pH, sulfeto e temperatura. Alguns indicadores são obtidos no momento da coleta, enquanto outros passam por exames em laboratório.

A expectativa é que, com a nova tecnologia de tratamento adotada na ETE Potecas, a poluição diminua significativamente, melhorando a qualidade da água e preservando a vida aquática. Além disso, o acompanhamento também registra a vazão do rio ao longo das estações do ano, o que ajuda a entender as variações no fluxo de água.

O monitoramento faz parte do Plano de Gestão Ambiental da obra, que inclui ainda a medição de ruídos, o acompanhamento da fauna e da flora e o controle sobre emissões de poeira e gases prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a obra

Com previsão de conclusão em dezembro, a nova ETE Potecas já alcançou 95% da estrutura em concreto concluída. No início de agosto, cerca de 90 trabalhadores participaram de uma grande operação de concretagem, que envolveu 17 caminhões betoneira e o depósito de 152 metros cúbicos de concreto nas estruturas da unidade.

Ainda neste mês, a previsão é aplicar outros 258 metros cúbicos de concreto em pontos como o tanque de aeração, tanque de contato, sala de sopradores, elevatório de retorno de lodo e decantador secundário. Com o fim dessa etapa, terão início os serviços elétricos, mecânicos e hidráulicos, preparando a estação para entrar em operação.

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.

SJ Agora

São José é notícia aqui.

redacao@sjagora.com.br

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!