Moradores conviviam com esgoto, mau cheiro e risco de desabamento há meses
O córrego afluente do Rio Carolina, na Rua Sabiá, esquina com a Nossa Senhora dos Navegantes, no Jardim Zanelatto, bairro Serraria, finalmente passa por obras de recuperação. Durante meses, famílias enfrentaram esgoto a céu aberto, mau cheiro constante e risco de desabamento em três residências próximas.
O serviço inclui contenção das margens com muro de pedras, limpeza do leito e implantação de novas calçadas. Ao todo, serão 130 metros recuperados e 18 metros de passeio público. Mais de 30 caçambas de entulho já foram retiradas, e a previsão de conclusão é de até dois meses.
Além de melhorar a paisagem urbana, a intervenção deve reduzir riscos de alagamentos em dias de chuva forte e trazer mais segurança às famílias da região.
Macrodrenagem do Rio da Palha
Ainda na Infraestrutura, equipes do município seguem instalando galerias do antigo Rio da Palha, no bairro Ipiranga. O trecho ligará a Rua Paulino Júlio de Souza à Servidão Bibiano Lúcio da Silva, completando o sistema que já interliga outras ruas ao Rio Três Henriques e ajudará a reduzir alagamentos que atingem o bairro há mais de 40 anos.
As obras incluem reconstrução de muros e edículas, revitalização de ruas e calçadas, e substituição de tubulações antigas por galerias de 2 x 2 metros, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais. Com investimento de R$ 4,2 milhões, o serviço beneficia sete ruas e representa um marco no enfrentamento das enchentes e na valorização urbana do bairro.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.