Sábado, 02 de agosto de 2025
São José
24 °C
16 °C
Fechar [x]
São José
24 °C
16 °C
MEIO AMBIENTE

Descarte irregular de lixo segue como desafio em São José e pode ter novas medidas de fiscalização

Secretário de Infraestrutura admite falhas no sistema atual e defende união entre prefeitura, Câmara e comunidade para aplicação de multas

São José , 26/06/2025 15h34 | Atualizada em 27/06/2025 16h08 | Por: Redação
Divulgação

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal de São José recebeu nesta semana o secretário de Infraestrutura do município, Nardi Arruda, para tratar de um problema recorrente nas ruas da cidade: o descarte irregular de lixo.

Atualmente, a Prefeitura conta com oito caçambas que recolhem materiais diversos, como eletrodomésticos a resíduos volumosos, totalizando cerca de 500 toneladas por mês. Também estão disponíveis três serviços à população: o agendamento para coleta domiciliar de itens grandes, o Ponto de Entrega Voluntário (PEV) no bairro Potecas, e um canal de denúncia via WhatsApp que é o (47) 99963-5900, onde moradores podem enviar fotos e localização do descarte.

Mesmo com essas alternativas, o descarte irregular segue frequente. Segundo Nardi, é preciso mais articulação entre órgãos públicos e a população.“É preciso ser feito um trabalho junto com a Fundação do Meio Ambiente, Guarda Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Infraestrutura, prefeitura e a comunidade em geral, entendendo como fazer essa denúncia para que a gente possa ter uma forma de multar o infrator”, afirmou o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A posição foi destacada pelos vereadores Sanderson de Jesus, Rodrigo de Andrade e Jandir da Rosa, que cobraram mais campanhas de conscientização e também aplicação efetiva de penalidades aos responsáveis pelo descarte ilegal.

Outro ponto debatido foi a limitação no volume de resíduos aceitos no PEV de Potecas. Atualmente, o cidadão só pode descartar o equivalente ao porta-malas de um carro, o que, segundo os parlamentares, desestimula o uso correto da estrutura.

Ao final da reunião, Nardi revelou que o município estuda implantar um novo PEV na região sul de São José, como forma de descentralizar o serviço. O ponto atual é resultado de uma contrapartida da Ambiental, empresa responsável pela coleta no município.

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui

SJ Agora

São José é notícia aqui.

redacao@sjagora.com.br

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!