Iniciativas buscam diminuir lixo em aterros e emissões de gases de efeito estufa
Foram sansionadas na terça-feira (30) pelo prefeito Orvino Coelho, duas leis com foco em sustentabilidade e educação ambiental. As medidas estabelecem a redução gradual de copos e recipientes descartáveis em repartições públicas e tornam obrigatória a implantação de composteiras em todas as escolas da rede municipal.
No caso dos descartáveis, o fornecimento só será permitido em repartições que atendem diretamente ao público. Servidores deverão adotar alternativas como canecas ou eco copos. A meta é reduzir a distribuição em 20% no primeiro ano; 40% no segundo; 60% no terceiro; e 80% a partir do quarto ano. A prefeitura também poderá promover campanhas educativas sobre consumo consciente e os impactos do plástico no meio ambiente.
Já o Programa de Compostagem Escolar prevê a instalação de composteiras em todas as unidades de ensino para transformar resíduos orgânicos em adubo. O material será utilizado na conservação de hortas e jardins das próprias escolas, podendo ainda reforçar hortas comunitárias e projetos de agricultura familiar.
Além de dar destino sustentável ao lixo, a iniciativa tem caráter educativo. A proposta é incentivar hábitos conscientes entre estudantes, reduzir o volume de resíduos enviados a aterros e contribuir para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. As duas leis são de autoria do vereador André Gesser.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.