Canto esquerdo da praia apresentou alta concentração de coliformes fecais, segundo o IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira (10), o relatório de balneabilidade com as informações referentes à semana de 6 a 10 de outubro. De acordo com as análises realizadas em 238 pontos monitorados ao longo do litoral catarinense, 167 estão próprios para banho, o que representa 70,17% do total.
Em São José, a Praia de Guararema, localizada no bairro Ponta de Baixo, voltou a ser considerada imprópria para banho. A coleta realizada no canto esquerdo da praia apontou índices de contaminação acima do permitido.
O resultado interrompe um resultado positivo: em março deste ano, o município havia comemorado a melhora da qualidade da água, quando a praia foi classificada como própria para banho após anos de interdições consecutivas.
De acordo com o IMA, uma praia é considerada própria quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, o nível de Escherichia coli não ultrapassa 800 por 100 mililitros de água. Já é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras superam esse valor, ou quando o último resultado ultrapassa 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.