Resultado foi divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente estadual; monitoramento é semanal e nova análise ocorre nesta semana
SJ Agora/Reprodução Após meses classificada como imprópria, a Praia de Guararema no bairro Ponta de Baixo, voltou a ser liberada para banho em São José. O resultado consta no boletim mais recente de balneabilidade, divulgado na última sexta-feira (13), e encerra um longo período de restrição na única praia considerada própria do município.
O monitoramento da qualidade da água é realizado semanalmente pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio de coletas regulares que analisam os níveis de contaminação. A liberação atual ocorre após uma sequência de resultados dentro do padrão permitido.
No histórico recente, a praia havia sido considerada própria apenas duas vezes, em março e maio de 2025, voltando agora à condição favorável quase um ano depois.
Uma nova análise já está prevista para esta semana e vai indicar se a qualidade da água permanece dentro dos índices exigidos. O acompanhamento contínuo é importante, já que a classificação pode mudar conforme fatores ambientais, chuva e possíveis lançamentos de esgotos irregulares.
Qualidade de água
A água é considerada própria quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores no mesmo ponto, a concentração não ultrapassa 800 Escherichia coli (bactéria indicadora de contaminação fecal) por 100 mililitros. Já a classificação imprópria ocorre quando mais de 20% dessas amostras apresentam resultado acima de 800 Escherichia coli (bactéria indicadora de contaminação fecal) por 100 mililitros ou quando, na coleta mais recente, o índice supera 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.