Programa Protetor Ambiental oferece formação prática e teórica para estudantes de 12 a 14 anos
Com aula inaugural realizada nesta terça-feira (5), São José passou a integrar oficialmente o Programa Protetor Ambiental (PROA), uma iniciativa da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA). A formação, com duração de seis meses, será oferecida gratuitamente a adolescentes de 12 a 14 anos das redes municipal, estadual e privada da cidade.
As atividades incluem aulas teóricas, práticas e saídas de campo, abordando temas como ecologia, cidadania, consumo consciente, gestão de resíduos, fauna, flora, recursos hídricos e legislação ambiental. A proposta é formar jovens conscientes, capazes de atuar como multiplicadores das boas práticas ambientais em suas comunidades.
A chegada do PROA a São José é uma parceria entre a Polícia Militar Ambiental e a prefeitura, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Para o sargento Rafael Domingos da Silva Neto, da Polícia Militar Ambiental, o projeto representa uma oportunidade de educação transformadora e de fortalecimento da preservação ambiental.
O secretário de Cultura e Turismo de São José, Toninho da Silveira, destacou que o PROA reforça a visão estratégica do município em desenvolver o turismo sustentável. “O turismo ambiental, também conhecido como ecoturismo ou turismo ecológico, é uma forma de turismo que prioriza a conservação do meio ambiente e o respeito pelas culturas locais, buscando minimizar os impactos negativos e promover a sustentabilidade. E vamos fazer isso envolvendo as crianças do nosso município", completou.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.