Desmatamento ilegal no Morro do Alemão levou à abertura de inquérito e fez o município reforçar o combate aos crimes ambientais
São José anunciou que vai informar o Ministério Público de forma contínua sobre ações de fiscalização que apresentem indícios de crime ambiental ou parcelamento irregular do solo. A iniciativa passa a ser prática institucional, com o objetivo de reforçar o combate a ocupações irregulares e danos ao meio ambiente.
A decisão ocorre após mais de mil fiscalizações realizadas apenas em 2024, com embargos, autuações e demolições. Um dos casos recentes levou à abertura de inquérito pelo MP, após o desmatamento ilegal de 2,8 mil m² no Morro do Alemão. A Prefeitura também pede que a população denuncie irregularidades pelos canais oficiais como a Ouvidoria Municipal (0800 644 9040) ou pelo telefone (48) 3381-0020 da Susp.
Desmatamento no Morro do Alemão
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um inquérito civil para investigar o desmatamento de 2,8 mil m² de vegetação nativa da Mata Atlântica em uma área protegida, no Morro do Alemão, bairro Forquilhas.
A ação foi detectada pela Prefeitura de São José durante fiscalização, que resultou na autuação dos responsáveis, embargo do terreno e aplicação de multa de R$ 5 mil. A partir disso, o MP abriu uma Notícia de Fato e, diante da gravidade, deu início à investigação formal. Até o momento, os autuados não apresentaram resposta às medidas solicitadas pelo Ministério Público.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.