Sábado, 02 de agosto de 2025
São José
24 °C
16 °C
Fechar [x]
São José
24 °C
16 °C
POLÍTICA

Deputados aprovam mudança no uso da Cosip e prefeituras podem perder autonomia sobre o recurso

Proposta do deputado Alex Brasil (PL) visa modernizar a gestão dos recursos para garantir a manutenção e expansão da rede elétrica

São José, 08/07/2025 21h53 | Por: Redação
Bruno Collaço/AGÊNCIA AL

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta terça-feira (8) um projeto de lei que altera o uso da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). A proposta permite que concessionárias e cooperativas de energia elétrica utilizem recursos da Cosip para serviços de manutenção e expansão da rede elétrica.

Atualmente, a Cosip é um tributo municipal gerido pelas prefeituras, que definem como os valores arrecadados são aplicados na iluminação pública das cidades. Com a mudança aprovada, parte desses recursos poderá ser destinada às empresas concessionárias.

O relator do projeto, deputado Alex Brasil (PL), defendeu que a Cosip é um tributo municipal previsto no artigo 149-A da Constituição Federal, e que os municípios têm autonomia para instituí-la, regulamentá-la e decidir sobre sua destinação. Entretanto, ele destacou que a proposta visa modernizar a gestão dos recursos para garantir a manutenção e expansão da rede elétrica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de seguir para votação em plenário, o projeto ainda passará pelas comissões de Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Assuntos Municipais.

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.

 

SJ Agora

São José é notícia aqui.

redacao@sjagora.com.br

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!