Registros foram enviados por moradores de Forquilhas, Forquilhinhas, Colônia Santana, Sertão do Maruim e Picadas do Sul ao Portal
Divulgação/SJ Agora Moradores de São José registraram chuva de granizo na tarde deste sábado (22). Os relatos enviados ao SJ Agora vieram principalmente de Forquilhas, Forquilhinhas, Colônia Santana, Sertão do Maruim e Picadas do Sul. Vídeos mostram as pedras de gelo caindo de forma rápida e isolada. A possibilidade de que outros bairros também tenham sido atingidos não está descartada, já que os núcleos de tempestade se formaram de maneira irregular em diferentes pontos da cidade.
O granizo ocorreu devido à combinação de calor, umidade e a presença de áreas de instabilidade que avançaram sobre o Litoral catarinense ao longo da tarde. O dia havia começado com tempo firme, mas a formação de nuvens carregadas provocou pancadas fortes de chuva, rajadas de vento e o granizo em regiões específicas. Até o momento, não há registro de danos significativos.
O cenário registrado neste sábado já estava previsto para a região. A Defesa Civil alertava para a formação de temporais durante a tarde em São José, impulsionados pelo calor e pela baixa pressão na costa do Uruguai. O dia até começou com tempo firme, mas a combinação de temperatura elevada e umidade favoreceu o surgimento de nuvens carregadas, ampliando o risco de chuva intensa, rajadas de vento, alagamentos pontuais e, de forma localizada, queda de granizo< exatamente como ocorreu em alguns bairros da cidade.
Para este domingo (23), a previsão do tempo indica a manutenção da instabilidade. A manhã deve ter chuva fraca no litoral e, à tarde, com o aquecimento do solo, novos temporais podem se formar. Esses núcleos podem vir acompanhados de raios, vento forte, chuva intensa e, de forma pontual, nova queda de granizo em áreas isoladas de São José.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.