Rajadas de até 70 km/h e risco de ressaca colocam litoral em estado de atenção
A segunda-feira (28) será marcada por instabilidade e mudanças bruscas no tempo em São José e região. A madrugada ainda reserva condições para temporais isolados, principalmente nos Planaltos e no Litoral Norte. Com o passar das horas, os temporais perdem força, mas o tempo permanece instável, com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada ao longo do dia.
Os ventos ganham intensidade, soprando do quadrante sul/sudoeste, com rajadas que podem chegar a 70 km/h, o que eleva o risco para queda de galhos, deslocamento de objetos e problemas em áreas expostas.
Além disso, o mar segue muito agitado, com ondas entre 3,5 m e 4,0 m, podendo atingir até 4,5 m no Litoral Sul e em alto-mar. A presença de um ciclone extratropical mantém o risco alto a muito alto para ressaca, especialmente para embarcações, pescadores e praticantes de esportes náuticos.
Ao longo do dia, uma massa de ar frio e seco avança sobre Santa Catarina, derrubando as temperaturas. Em São José, a máxima não deve passar dos 20°C, com queda acentuada à noite. Nos Planaltos e no Oeste, os termômetros não passam dos 13°C.
Essa condição se agrava na terça-feira (29). O mar permanece agitado, com os mesmos riscos associados à ressaca e agitação marítima. Os ventos seguem fortes, com rajadas de até 70 km/h. Com a consolidação da massa de ar frio, o estado enfrentará uma das madrugadas mais geladas do ano: mínimas abaixo de 5°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, chegando a 0°C nas áreas mais altas. No Litoral, as mínimas ficam próximas dos 10°C.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.