Formação do sistema no Rio Grande do Sul muda o tempo no Litoral catarinense; volumes elevados e rajadas podem causar alagamentos e transtornos já entre segunda e terça-feira
Divulgação A semana começa com mudança brusca no tempo em São José. A formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deve provocar chuva forte, rajadas de vento e risco de temporal entre esta segunda-feira (8) e terça-feira (9) em toda Grande Florianópolis.
Na segunda-feira, o dia já será marcado por aumento de nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora, principalmente entre a tarde e a noite. A circulação marítima ajuda a manter o céu carregado, e alguns momentos de chuva moderada podem ocorrer, trazendo risco de alagamentos pontuais.
A situação piora na terça-feira. Com a aproximação do ciclone, São José pode registrar chuva contínua, episódios de chuva intensa em curto período, além de raios, granizo isolado e ventos que podem superar 60 km/h. As condições elevam o risco de enxurradas, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia.
As temperaturas também mudam: depois do calor do fim de semana, as máximas caem para 24°C na terça-feira. A orientação é que os moradores acompanhem avisos oficiais e evitem áreas sujeitas a alagamentos durante os períodos de chuva mais intensa.
Já na quarta-feira (10), o ciclone se desloca para o alto mar, diminuindo a intensidade da chuva, mas os ventos continuam fortes no Meio-Oeste, Planalto, Vale do Itajaí e Litoral. As rajadas podem atingir até 90 km/h, trazendo risco de danos adicionais, como destelhamentos e quedas de árvores.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.