Defesa Civil emite alerta para ventos de até 90 km/h, chuva intensa e mar agitado entre sexta e sábado
Divulgação/Ricardo Wolffenbüttel A aproximação de um ciclone extratropical e a formação de uma frente fria devem provocar uma virada radical no tempo em Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta nesta quinta-feira (6) para temporais, vendavais, raios e até queda de granizo em todas as regiões nesta sexta-feira (7). O sistema avança pelo Sul e Sudeste do país e promete um dia de instabilidade intensa, especialmente à tarde e à noite.
As primeiras áreas de chuva devem se formar ainda pela manhã, na divisa com o Rio Grande do Sul, ganhando força ao longo do dia. O risco de temporais severos é maior no Grande Oeste e nos Planaltos, mas até o fim da noite as condições se estendem para São José e toda a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Em alguns pontos, as rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h, e a chuva cair em volumes elevados em curto período.
Na madrugada de sábado (8), o cenário muda: o risco de temporais diminui, mas o vento sul se intensifica, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e picos próximos dos 90 km/h nas áreas litorâneas e serranas. O mar deve ficar bastante agitado, com risco alto de ressaca e erosão costeira. Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, as ondas podem chegar a 4,5 metros, enquanto no Litoral Norte variam entre 2,5 e 3,5 metros.
A Defesa Civil reforça o pedido de atenção à população. Durante a passagem do sistema, recomenda-se buscar abrigo em local seguro, longe de janelas, árvores, placas e postes de energia. Atividades marítimas, pesca, esportes náuticos e banho de mar devem ser evitados, assim como o trânsito em ruas alagadas ou orlas atingidas pelas ondas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.