Fenômeno se forma entre a Argentina e o Uruguai e, mesmo sem avançar sobre Santa Catarina, favorece instabilidades
Divulgação/SJ Agora A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai deve influenciar o tempo em Santa Catarina ao longo do fim de semana, trazendo instabilidades para São José e toda a Grande Florianópolis. Embora o sistema não atinja diretamente o estado, a combinação entre altas temperaturas, umidade elevada e circulação de ventos cria condições favoráveis para temporais típicos de verão.
Ao longo da tarde desta sexta-feira (9), o calor contribui para a formação de temporais isolados, com risco de chuva intensa em curto período, raios e rajadas de vento.
No sábado (10), o tempo segue instável. As mínimas ficam em torno de 21°C, enquanto as máximas alcançam 30°C na região. A partir do início da tarde, há previsão de tempestades em todas as regiões de Santa Catarina, com maior intensidade durante a noite no Litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos pontuais, enxurradas, ventos fortes, queda de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, além da possibilidade de granizo.
Já no domingo (11), o calor volta a se intensificar. Em São José e na Grande Florianópolis, as temperaturas variam entre 23°C e 35°C, principalmente durante a tarde. Os temporais ganham força no Litoral e em áreas próximas, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e vento forte, concentradas entre a tarde e a noite.
A orientação da Defesa Civil é para que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e redobre a atenção em áreas com histórico de alagamentos em São José. Durante temporais, a recomendação é evitar locais abertos, não se abrigar sob árvores e manter distância de fiações e estruturas metálicas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.