Apesar do sol que apareceu na região neste sábado (8), o risco segue muito alto para temporais, com ventos acima de 80 km/h
Divulgação/SJ Agora A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para ventos intensos e condições adversas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, incluindo São José, nas próximas horas. O risco é muito alto para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, com rajadas que podem ultrapassar 80 km/h.
O mar também deve ficar grosso e perigoso entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas entre 3,5 e 4,5 metros de altura, podendo chegar a picos ainda maiores em alto mar. O risco é alto a muito alto para ressaca e erosão costeira, especialmente nas praias do Sul da Ilha e do Litoral Sul.
Com o afastamento gradual do sistema, o tempo deve melhorar no domingo (9), mas ainda pode chover em pontos isolados da Grande Florianópolis e do Litoral Sul. As temperaturas devem cair, com mínimas abaixo de 10°C nos Planaltos e no Oeste catarinense.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população busque abrigo em locais seguros e evite permanecer próxima a árvores, muros, placas e postes de energia. Também é recomendado evitar o mar, a prática de esportes náuticos e caminhadas na orla, especialmente quando as ondas estiverem atingindo a faixa de areia ou ciclovias.
CBMSC atende mais de 230 ocorrências em decorrência dos ventos que atingem SC
Entre a tarde desta sexta-feira, 7, e a manhã deste sábado, 8, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu 238 ocorrências relacionadas aos eventos climáticos que atingiram o estado. As principais demandas envolveram destelhamentos, quedas de árvores, avaliação de riscos e entrega de lonas, especialmente na região Oeste, a mais afetada pelos ventos fortes.
Com a previsão de ventos marítimos mantida para este sábado, as equipes de Força-Tarefa do CBMSC, dos batalhões de Criciúma e Tubarão seguem em prontidão para emprego imediato, assim como todo o efetivo dos quartéis da região. As demais 13 Forças-Tarefa, distribuídas estrategicamente pelo estado, permanecem em sobreaviso e podem ser acionadas a qualquer momento, conforme a evolução das condições climáticas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.