Casos dobraram em comparação às duas últimas semanas de dezembro, quando foram registrados 327 atendimentos
Divulgação A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta após registrar um aumento significativo nos casos de virose (gastroenterite) na cidade. Apenas nas primeiras semanas de janeiro, 657 atendimentos foram contabilizados na rede básica, dobrando o número de casos em comparação às duas últimas semanas de dezembro, quando foram registrados 327 atendimentos.
O crescimento da virose é comum durante o verão, especialmente em regiões litorâneas. As altas temperaturas favorecem a multiplicação de vírus e bactérias em alimentos e na água, enquanto o aumento da população temporária sobrecarrega sistemas de saneamento e abastecimento.
Além disso, chuvas intensas contribuem para a contaminação de rios e praias, elevando o risco de exposição durante o banho de mar. O consumo de alimentos fora de casa, muitas vezes preparados ou armazenados de forma inadequada, e o aumento do contato entre pessoas, facilitam a transmissão da virose pela via fecal-oral.
“Em caso de sintomas como diarreia, vômitos, dor abdominal e febre, a população deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação e orientação adequada”, alerta Katheri Zamprogna, diretora de Vigilância Epidemiológica.
Medidas simples de prevenção para reduzir o risco de infecção:
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.