Projeto capacita apenados e reforça a estrutura de hospitais públicos com móveis produzidos a partir de materiais reaproveitados
Divulgação Uma projeto entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) está renovando o mobiliário de hospitais catarinenses, incluindo o Hospital Regional de São José. Até o momento, 230 peças já foram entregues às unidades de saúde da rede estadual.
O projeto acontece na marcenaria da Colônia Agroindustrial de Palhoça, que abriga detentos do regime semiaberto da Grande Florianópolis. Com materiais fornecidos pela Gerência de Patrimônio (Gepat) da SES e por doações, os internos recebem capacitação para recuperar itens que seriam descartados, transformando-os em armários, trocadores de fraldas, estantes, balcões, painéis, nichos e até urnas funerárias.
Além do Hospital Regional de São José, hospitais como o Infantil Joana de Gusmão, a Maternidade Carmela Dutra e o Instituto de Cardiologia também foram beneficiados.
“Essa cooperação visa oportunizar aos apenados uma atividade laboral que contribua para sua capacitação e reintegração à sociedade. Ao mesmo tempo, beneficia a população, ao enviar móveis renovados para hospitais que há tempos careciam de atenção. A expectativa é expandir a iniciativa para outras regiões futuramente”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.