No Dia Mundial de Combate à Aids, São José reforça alerta diante do aumento de casos entre 15 e 49 anos e da alta de 127,5% na procura por métodos preventivos
Divulgação/SJ Agora No Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado nesta segunda-feira (1º), São José acende um alerta diante do cenário epidemiológico atual: cerca de 5 mil pessoas vivem com HIV no município, com maior incidência entre moradores de 15 a 49 anos.
Para enfrentar o avanço da infecção, o município tem ampliado a prevenção combinada, ofertando preservativos, autotestes, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e acompanhamento especializado pelo Centro de Vigilância em Saúde. Em 2025, a PEP passou a ser disponibilizada em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde, além da UPA 24h e do próprio Centro de Vigilância, ampliando o acesso imediato após exposições de risco.
A rede municipal também ganhou um reforço estratégico com a autorização para enfermeiros prescreverem PrEP e PEP, agilizando o atendimento e ampliando a cobertura. Já a PrEP, que era restrita a grupos prioritários, foi expandida em 2024 para qualquer cidadão que atenda aos critérios clínicos. O reflexo dessa ampliação aparece nos números: hoje, São José contabiliza 503 usuários ativos de PrEP, um crescimento de 127,5% em relação a 2023.
Além das ações preventivas, o município avança em etapas importantes de vigilância e cuidado. Desde julho de 2025, São José está em avaliação pelo Ministério da Saúde para receber o Selo de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, após ter diversos indicadores avaliados, como qualidade do pré-natal, oferta de testagem e início rápido do tratamento.
Onde buscar atendimento:
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.