Unidade referência em atendimento cardiovascular confirma alta demanda, mas reforça que atendimento segue normalizado
Pacientes e familiares procuraram a reportagem ao longo da semana para relatar uma possível superlotação na emergência do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), unidade anexa ao Hospital Regional de São José. Segundo eles, a capacidade de 32 leitos estaria sendo ultrapassada em determinados períodos, chegando a quase o dobro de pessoas atendidas.
Em nota ao São José Agora, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a emergência é porta aberta, atendendo todos os pacientes que procuram a unidade. Na manhã de quinta-feira (21), segundo a SES, o setor estava em funcionamento com seis médicos de plantão. Às 12h30, havia 35 pacientes em atendimento, realizando exames, recebendo medicação ou passando por reavaliação médica.
A SES destacou ainda que, por ser referência estadual em atendimento cardiovascular, o Instituto absorve pacientes de diferentes regiões de Santa Catarina. Durante o inverno, quando há aumento de doenças cardiológicas, o número de atendimentos cresce de forma significativa, o que pode ocasionar superlotação em alguns momentos.
Apesar da alta demanda, a secretaria reforça que o atendimento segue ocorrendo normalmente e que a equipe multiprofissional mantém a assistência aos pacientes.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.