Sábado, 02 de agosto de 2025
São José
24 °C
16 °C
Fechar [x]
São José
24 °C
16 °C
SAÚDE

Pacientes ficam sem cirurgia de catarata no Hospital Regional de São José por falta de aparelho

Secretaria de Estado da Saúde informa a suspensão temporária das cirurgias até o restabelecimento do equipamento e ressalta o remanejamento dos pacientes

São José, 24/07/2025 09h21 | Atualizada em 25/07/2025 22h40 | Por: Redação
Divulgação

O atendimento oftalmológico no Hospital Regional de São José sofre um impacto direto com a falta do facoemulsificador, equipamento essencial para cirurgias de catarata, que tem paralisado procedimentos importantes, principalmente para casos mais complexos. A situação compromete o atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.

O facoemulsificador, aparelho utilizado para remover o cristalino opacificado, lente natural do olho afetada pela catarata, foi retirado após o término do contrato com a empresa locadora responsável pelo equipamento. Sem ele, não é possível realizar cirurgias de catarata que demandam maior complexidade, como as associadas a glaucoma, ou procedimentos para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência intelectual e autistas.

Para lidar com a paralisação, foi criada uma fila interna nas unidades hospitalares, que inclui pacientes em situação mais delicada e que não estão contemplados na lista oficial do SUS. Procedimentos considerados mais simples seguem sendo feitos em mutirões terceirizados, realizados por empresa contratada para atender parte da demanda.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o impasse na contratação e a ausência do facoemulsificador persistirem, muitos pacientes da região permanecem sem previsão para cirurgia, correndo o risco de agravamento da doença e perda da visão.

No mesmo cenário, o Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, também enfrenta a falta do equipamento e passa pela mesma dificuldade para realizar os procedimentos de catarata.

Posicionamento da SES/SC

A Secretaria de Estado da Saúde informa que houve suspensão temporária das cirurgias de catarata até o restabelecimento do facoemulsificador. A retirada do aparelho ocorreu devido a licitação fracassada, e um procedimento emergencial está em andamento para regularizar o fornecimento. Enquanto isso, os pacientes estão sendo remanejados para garantir atendimento.

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.

SJ Agora

São José é notícia aqui.

redacao@sjagora.com.br

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!