Secretaria de Saúde quer ampliar cobertura vacinal antes da mobilização estadual e já iniciou busca ativa nas UBSs
O município de São José iniciou de forma antecipada, a campanha de intensificação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), voltada para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A ação, que seria realizada entre setembro e outubro seguindo o calendário estadual, foi antecipada no município como forma de reforçar a prevenção.
Equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão mobilizadas para fazer a busca ativa de jovens que ainda não tomaram a vacina. A dose é gratuita e tem papel fundamental na proteção contra vários tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus, garganta e boca.
“A vacinação é segura, eficaz e a principal forma de prevenção. O HPV é um vírus silencioso, altamente transmissível e que pode causar complicações graves”, destacou a diretora de vigilância epidemiológica de São José, Katheri Zamprogna.
Atualmente, o esquema vacinal para essa faixa etária é de dose única, o que torna o processo ainda mais simples. A vacina está disponível tanto para quem nunca foi imunizado quanto para quem não completou o esquema anterior de duas doses.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.